3 Na Massa

3 Na Massa

A sedução é um ritual que a arte adora retratar. Na música brasileira deste milênio, o projeto 3 na Massa é um dos que melhor traduz essa necessidade tão humana. Trata-se de um disco com roteiro definido, com inspiração anunciada na safadeza inerente ao som do francês Serge Gainsbourg e nos quadrinhos eróticos de autores como o italiano Milo Manara. A formação do coletivo reúne o produtor Rica Amabis (conhecido pelo trabalho com o núcleo Instituto), o baixista Dengue (Nação Zumbi) e o baterista Pupillo (ex-NZ). O repertório traz uma ótima sacada: todas as faixas são compostas por homens e cantadas por mulheres.

A partir dessa proposta, que remete ao talento absurdo de Chico Buarque em se colocar no papel das personagens femininas, surgem belezuras para aquecer o coração e instigar a libido. Uma das preferidas da casa é “Enladeirada”, em que Thalma de Freitas interpreta os versos de Jorge Du Peixe (vocalista da Nação Zumbi) sobre uma base que remete à produção do trip hop britânico com um afrodisíaco tempero brasileiro e um irresistível tecladinho fuleiro (cortesia de Fernando Catatau, do Cidadão Instigado).

 

 

A letra abre a porta para a imaginação do ouvinte e a interpretação da cantora nos conduz a um delírio de paixão e desejo. “Nas minhas curvas esquinas / vivem desejos que fogem das mãos / fazendo coração corar de vez /o lugar que você deve chegar / o endereço onde você vai ficar / a minha avenida você vai andar e agora eu já sou o seu lugar / dentro de mim / você vai morar.”

Como uma sequência de curtas-metragens que abordam um mesmo tema, surgem outras delícias estereofônicas: “Doce Guia” (de Junio Barreto, com vocais da Céu) e “O Objeto” (escrita por três integrantes do Mombojó – Felipe S, Vicente Machado e Marcelo Campelo – e cantada por Nina Becker) também estão no nosso ranking. Entre as músicas, surgem vinhetas que ajudam a criar o clima à meia-luz e narrações sugestivas nas vozes das atrizes Leandra Leal, Simone Spoladore e Alice Braga. Coisa linda!

Lançado originalmente em CD em 2008, o disco foi lançado em vinil dez anos depois pelo selo Marafo Records e a Patuá recomenda demais esse som para quem tem o privilégio de uma quarentena a dois – mas vale também como trilha sonora da fossa dos corações solitários. Vai na fé e garanta sua cópia!

Obs: devido aos cuidados relacionados à pandemia, o próximo envio aos correios está agendado para 23 de junho.

Obs 2: aqui vai uma dica de outros dois produtos relacionados ao texto, que você encontra na nossa loja virtual: "Cidadão Instigado e o Método Tufo de Experiências" e "Junio Barreto"! Clique sobre as imagens abaixo para conferir!

 

 

Voltar para o blog