Cidadão Instigado – "Método Tufo de Experiências"

Cidadão Instigado – "Método Tufo de Experiências"

Esta belezura completa 15 anos em 2020. Parece que foi ontem. O segundo disco da Cidadão Instigado, em 2005, sinalizava que a banda cearense fazia história na música brasileira deste novo milênio e uma audição da obra hoje confirma essa impressão. O delírio e o romance que escorrem das letras de Fernando Catatau são acomodadas confortavelmente em melodias que remetem à inspiração da MPB dos anos 70 e os arranjos conectam o ouvinte à cena da psicodelia nordestina do mesmo período.

 

 

“Método Tufo de Experiências” não é, no entanto, um trabalho meramente saudosista – longe disso. A estética não só soava perfeitamente integrada ao seu tempo como ainda exala um frescor de contemporaneidade que impressiona. A poesia fantástica de “Os Urubus Só Pensam te Comer” cabe perfeitamente como trilha sonora ao cotidiano da nação zumbi que se tornou a sociedade brasileira em tempos de pandemia e as batidas eletrônicas servem estranhamente bem à estrutura essencialmente roqueira que movimenta as dinâmicas da banda. É só um exemplo: todo o repertório surpreende pela inventividade instrumental a serviço de crônicas do absurdo e de angústia.

 

 

O disco foi lançado pela primeira vez em vinil pelo selo EAEO Records e a Patuá Discos ainda tem algumas poucas cópias à venda. Vai na fé!

Obs.: ao clicar sobre a imagem da capa do disco "Método Tufo De Experiências" você será automaticamente redirecionado(a) ao disco em nossa loja virtual.

 

Voltar para o blog