Isaac Hayes - A lenda do Soul

Isaac Hayes - A lenda do Soul

Isaac Hayes, dono de uma das vozes mais emblemáticas da música estadunidense, a mente brilhante que produziu quase 30 discos ao longo de sua carreira, com uma criatividade musical invejável e habilidades autodidatas com instrumentos como o piano e o saxofone: este artista foi, é e sempre será a lenda do Soul.

Nos anos 60, Isaac Hayes deu os primeiros passos profissionalmente na música com um toque clássico dos sons soul/funk da época. Mas logo em seu segundo disco, o músico e cantor já faz um som com muita personalidade: em Hot Buttered Soul, ele traz toda a cremosidade do soul em extensas faixas ricas em sua composição harmônica e ousando, aqui e ali, no meio de arranjos orquestrados, uma guitarra cortante. Inclusive, está aí um disco que ouvimos incansavelmente na Patuá: a icônica capa de Isaac com a cabeça raspada, óculos escuros e um groove muito bem trabalhado.

 

 

Já no início dos anos 70, ele lança o disco “The Isaac Hayes Movement” que é composto por 4 versões de pedradas como “I Just Don’t Know What To Do With Myself”, música de outro artista reverenciado na Patuá: Burt Bacharach. Durante os anos 70 ele se aventurou em outras áreas, para além da composição e representação de suas obras para a gravação dos discos: gravou a trilha sonora de dois filmes e criou sua própria gravadora (Hot Buttered Soul Records, que acabou indo à falência, infelizmente).

 

 

 

"Shaft", “Joy”, "Black Moses", “Chocolate Chip”, “A Man And A Woman – With Dionne Warwick”, “And Once Again”: são só alguns dos discos que ele fez ao longo dos anos 70 e 80.

 

 

E só pra este post não se resumir a contar, em ordem cronológica, a história dele, vou dar um salto ligeiramente grande para comentar um detalhe que pode ter passado batido sobre este multi-artista: em 1997 ele inicia os trabalhos como dublador do Chef, um personagem do South Park que, graças a sua expressividade vocal, além das conversas ditadas pelo roteiro também acrescentava algumas músicas aos episódios.

 

 

Obs.: ao clicar sobre as capas dos discos deste post você será automaticamente redirecionado(a) ao disco em nossa loja virtual.

 

Voltar para o blog