Ornette Coleman - Something Else

Ornette Coleman - Something Else

Quando Ornette Coleman dá o nome ao seu primeiro disco de “Something Else!!!!” (“algo mais”, na tradução), ele sabe muito bem o que está falando. O saxofonista estava empenhado em transformar o jazz e, indiscutivelmente, conseguiu – não por acaso, um já estabelecido John Coltrane se interessa pelas invenções do colega e chega, inclusive, a tomar aulas com ele.

Ainda associado de alguma forma ao bebop, o trabalho é interessante para entender a trajetória de Ornette – que, no ano seguinte, radicalizaria de vez com a obra-prima e marco zero do free jazz “The Shape of Jazz to Come”, com mais um título de uma consciência sem falsa modéstia: algo como “a forma do jazz que está por vir”.

 

Clique sobre a imagem para conferir o disco em nossa loja virtual

 

“Something Else” já reúne dois de seus parceiros que formariam seu quarteto histórico: Don Cherry (corneta) e Billy Higgins (bateria). A banda conta ainda com o baixista Don Payne (que no ano seguinte seria substituído por Charlie Haden, o quarto elemento do seu time mais clássico) e o pianista Walter Norris.

Em “Shape of Jazz to Come”, parte da implosão das estruturas está justamente na ausência de piano – apenas um dos elementos que ajuda a construir a influente sonoridade free, baseada em muito improviso e no desapego às melodias como centro dos arranjos.

“Something Else” é o primeiro degrau de uma escada que leva para o além do jazz. Vai na fé e garanta sua cópia!



Obs: devido aos cuidados relacionados à pandemia, o próximo envio aos correios está agendado para 16 de junho. Fique de olho nas nossas atualizações nas nossas redes sociais e aqui no site, quanto às datas dos envios. Qualquer coisa, entre em contato conosco.

 

Ramiro Zwetsch

Voltar para o blog