Passo Torto e Ná Ozzetti – “Thiago França”

Clube da Encruza, Kiko Dinucci, marcelo cabral, Metá Metá, Ná Ozzetti, Passo Torto, Romulo Fróes -

Passo Torto e Ná Ozzetti – “Thiago França”

As guitarras colidem e se fundem em uma mesma matéria deformada; as letras amassam o conteúdo e esculpem um novo objeto; a voz surge como uma espátula que adorna e desenha os contornos definitivos de uma escultura sônica e misteriosa. É um acontecimento o encontro entre a cantora Ná Ozzetti e a banda Passo Torto. Baseado em cordas (vocais e dos instrumentos), sem teclas, metais e elementos percussivos, o trabalho intitulado como “Thiago França” é uma ode à arte dos caminhos não convencionais da música – conectada ao mesmo tempo à vanguarda paulistana e ao pós-punk.

 

 

Trata-se do terceiro disco de um grupo formado por Kiko Dinucci (guitarra e vocais), Marcelo Cabral (baixo), Rodrigo Campos (guitarra e vocais) e Romulo Fróes (composições e vocais), lançado em 2015. Nos trabalhos anteriores, os vocais ficavam por conta dos próprios integrantes e já impressionava pela combinação de inventividade na estrutura harmônica com a poesia – tão capaz de perturbar em crônicas de terror como amolecer o sentimento em afagos no peito. A presença de Ná, veterana batalhadora da música brasileira à margem da grande mídia, confere uma dose maior de doçura nesse emaranhado de ruídos, timbres estranhos, clima de suspense, um agudo que rasga o tímpano e versos que dilaceram as entranhas e instigam o pensamento.

 

 

A música brasileira dos anos 2010 tem no quebra-cabeça montado pelo chamado Clube da Encruza, que inclui ainda a cantora Juçara Marçal e o saxofonista Thiago França, uma trincheira de invenção que escapa aos rótulos e se manifesta em diversas formas nos trabalhos solo de cada um desses artistas, na banda Metá Metá e também nas inúmeras colaborações deste núcleo em outros projetos – como os das entidades Elza Soares e Jards Macalé. Aqui está mais uma peça importante para compreender este mosaico.

 

Clique sobre as imagens abaixo para conferir os discos, em nossa loja virtual, dos artistas mencionados neste post: